Líder
mundial em processamento de proteínas animais, a JBS se posicionou em 2011 como
a principal indústria de alimentos do país, consolidando suas operações globais
e investindo para agregar ainda mais valor a seus produtos. Com mais de 125 mil
colaboradores, a companhia atua hoje nos segmentos de carne bovina, suína, aves
e ovinos, lácteos e derivados, produção e comercialização de couros, colágeno,
biodiesel e transportes. Presente em 100% dos mercados consumidores, a JBS
possui 134 unidades de produção no mundo.
“O ano de 2011 foi muito importante para a JBS. Conduzimos um processo
intensivo de consolidação e racionalização nas nossas unidades de couro e
carnes, o que trará ganhos superiores a R$ 200 milhões em 2012. Outro ponto
importante foi a captura de 80% das sinergias do frigorífico Bertin”, destaca
Wesley Batista, presidente da companhia.
Com operações na Austrália, Estados Unidos, Itália, Uruguai, Argentina, México
e China, entre outros, a JBS também intensificou a troca de boas práticas entre
suas subsidiárias para aprimorar os seus processos. Nos últimos anos, a
companhia se concentrou em estruturar as áreas de serviços compartilhados
(finanças, tesouraria, contabilidade, TI, RH, jurídico, logística internacional
e compras), exportação e atividades operacionais de forma independente em cada
uma de suas plataformas (JBS USA, JBS Mercosul e Austrália), com o objetivo de
reduzir custos e ganhar eficiência. “A partir de agora, começaremos uma nova
fase, em que passaremos a identificar onde estão as oportunidades globais para
integrar esses serviços e acelerar o compartilhamento de atividades de forma
mais eficiente”, completa.
Para 2012, a expectativa é de que com as operações no Mercosul e EUA mais
competitivas os resultados que se desenham tendem a ser melhores do que os
registrados ao longo de 2011. “Para 2012 projetamos resultados superiores por
conta dos ganhos de sinergia e os ajustes na produção de frango na nossa
unidade nos EUA. Fazendo isso, acreditamos ser possível continuar crescendo de
forma organizada e sustentável”, conta Batista.
No Brasil, o ano também foi marcado pelo processo de reestruturação das marcas
de carne da companhia, que terá duração de cinco anos. O portfólio de produtos
irá migrar gradativamente para as duas principais bandeiras da empresa: Friboi
e Swift. Dentro dessa estratégia, a principal inovação é colocar marca na carne
in natura, produto encarado apenas como commodity. A reestruturação conta ainda
com o maior plano de comunicação da história da cadeia da carne in natura nacional.
“Lançamos a primeira campanha publicitária da JBS e da cadeia da carne bovina”,
conta Batista. "Também trabalhamos para agregar ainda mais valor aos
nossos produtos, reforçando sua qualidade e reposicionando nossas marcas",
afirma o executivo.
No campo da sustentabilidade, a JBS se mostra extremamente criteriosa para
garantir o acompanhamento de toda a matéria-prima utilizada pela companhia. No
Brasil, 100% do abate é georreferenciado, sendo que as compras realizadas
dentro do bioma amazônico passam por monitoramento via satélite, com objetivo
de garantir que os animais não são provenientes de áreas desmatadas.
Fonte: Portal Stylo
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